Laboratórios

Os Laboratórios são essencialmente lugares de aprendizagem.

Dia Internacional das Florestas

O Dia Mundial da Árvore ou da Floresta celebra-se anualmente a 21 de março. Neste dia decorrem várias ações de arborização e reflorestação.

Feira de Turismo

Feira de produtos da região desenvolvida pelos alunos do curso profissional de turismo.

Estudar no Colégio

Muitos alunos adoram a escola, o primeiro lugar onde estão oficialmente para aprender e estudar.

Piscina

A nossa piscina está disponível gratuitamente para os alunos.

Futebol e Futsal

Os alunos serão orientados por treinadores de futebol com qualificação na área da Educação Física e/ou do treino desportivo.

O Clube do Ambiente

um espaço onde se desenvolvam atividades que privilegiam uma aprendizagem sistemática e metódica pela descoberta e pela resolução de problemas e que contribuam para a consciencialização da população educativa para os problemas ambientais.

Ténis

Com novíssimos campos de ténis para pôr à prova as tuas aptidões.

Residência

Um espaço agradável que oferece as condições de estudo ideais para obter bons resultados aos alunos internos.

Caracterização da Região PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

TorreTorre Dona Chama, terra do Nordeste Transmontano, nome histórico e mitológico, situada nos limites dos concelhos de Macedo de Cavaleiros, Mirandela e Vinhais também ela foi concelho desde finais do séc. XIII até meados do século XIX. El-rei D. Dinis, no dia 25 de Abril de 1287, outorgou-lhe a 1ª carta de foral. Divergências com os habitantes do já existente concelho de Mirandela, fazem com que el-rei D. Dinis emane um documento a suspender a criação do respectivo concelho de Torre Dona Chama.

"Sol de pouca dura" pois aos 25 dias do mês de Março de 1299, el-rei D. Dinis volta a outorgar a Torre Dona Chama nova carta de foral. No dia 5 de Julho de 1303, surge a "carta de sentença" pela qual se faz entrega definitiva das terras aos moradores de Torre Dona Chama. Mais tarde, direitos e obrigações ficaram bem patentes no dia 4 de Maio de 1512, com a nova carta de foral; concedida por el-rei D. Manuel I.

Eram 317 os moradores do concelho de Torre Dona Chama em 1530 (hoje são aproximadamente 1.300). Finalmente, foi extinto o concelho de Torre Dona Chama e anexado ao concelho de Mirandela em 24/10/1855, por força de um decreto-lei então publicado.

Foi aqui, em Torre Dona Chama, no ano lectivo de 1977/78, com sessenta alunos e ao abrigo da autorização provisória n.º 785, que o Externato Liceal da Torre Dona Chama iniciou funções. Substituídas as anteriores instalações, foram as actuais inauguradas pelo Sr. Director Geral do Ensino Particular e Cooperativo, nosso saudoso e querido amigo Dr. Emílio Augusto Pires, no dia 24 de Maio de 1986. Hoje, somos uma escola que funciona com a autorização definitiva n.º 274 e possui paralelismo pedagógico. Tem em funcionamento a Educação Pré- Escolar, 3º Ciclo e Secundário.

Torre - Vista aéreaQuanto ao edifício, que adoptou uma tipologia singular, está em nosso entender perfeitamente enquadrado no meio. Possui dois pisos, R/Chão e Primeiro andar. No R/Chão situam-se as salas específicas, tais como: biblioteca, laboratórios, sala de informática, sala de educação visual, polivalente (sala de educação física), buffet, papelaria/reprografia, cantina, secretaria, sala de professores, gabinete da Direcção, gabinete do secretariado de exames/directores de turma, e ainda, duas salas de educação pré-escolar. Ao nível do primeiro piso situam-se quinze salas de aula, propriamente ditas e o arquivo da Escola. No espaço exterior existe um campo de jogos, e um parque infantil destinado à Educação Pré- Escolar.