Matemática 11.º A |
Escrito por Vítor Rodrigues |
Sábado, 13 Outubro 2007 00:56 |
Aula de 21/09/2007É aceite actualmente de uma forma universal que os jovens devem ser preparados para viver numa sociedade fortemente matematizada, tecnológica e racional, em que viver significa ser um elemento crítico, actuante e preparado para a mudança. Assim foi proposta uma actividade de modelação matemática, onde foi proposto aos alunos do 11ºA usando conceitos de trigonometria medissem a altura do pavilhão da nossa escola, com a ajuda de um quadrante construído pelos próprios alunos. Uma ideia fundamental deve residir na base do desenvolvimento e avaliação de experiências pedagógicas: para que se possa proporcionar um melhor ensino é necessário um melhor conhecimento acerca da forma como se processa a aprendizagem. Ao considerar que aprender Matemática é aprender a interpretar o que nos rodeia — o mundo físico e social — com um sentido matemático, está a dar-se uma importância fundamental à natureza cultural do saber matemático e isto traz implicações importantes no delineamento de orientações curriculares a implementar no sistema. A investigação sobre os processos de resolução de problemas de modelação e aplicação da Matemática mostra que, ao realizarem este tipo de actividade, os alunos tendem a construir modelos conceptuais progressivamente mais estáveis que constituem o seu esquema conceptual de análise quando lidam com problemas da realidade. É importante desenvolver experiências pedagógicas que permitam perceber melhor a complexidade da actividade de resolução de problemas de aplicação e modelação matemática e aperfeiçoar o conhecimento acerca do seu papel no desenvolvimento do saber matemático. |