Laboratórios

Os Laboratórios são essencialmente lugares de aprendizagem.

Dia Internacional das Florestas

O Dia Mundial da Árvore ou da Floresta celebra-se anualmente a 21 de março. Neste dia decorrem várias ações de arborização e reflorestação.

Feira de Turismo

Feira de produtos da região desenvolvida pelos alunos do curso profissional de turismo.

Estudar no Colégio

Muitos alunos adoram a escola, o primeiro lugar onde estão oficialmente para aprender e estudar.

Piscina

A nossa piscina está disponível gratuitamente para os alunos.

Futebol e Futsal

Os alunos serão orientados por treinadores de futebol com qualificação na área da Educação Física e/ou do treino desportivo.

O Clube do Ambiente

um espaço onde se desenvolvam atividades que privilegiam uma aprendizagem sistemática e metódica pela descoberta e pela resolução de problemas e que contribuam para a consciencialização da população educativa para os problemas ambientais.

Ténis

Com novíssimos campos de ténis para pôr à prova as tuas aptidões.

Residência

Um espaço agradável que oferece as condições de estudo ideais para obter bons resultados aos alunos internos.

Escola Associada da Unesco PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Logo PEA UnescoO que é uma Escola Associada?

Um dos objectivos da UNESCO é a promoção da paz e da cooperação internacional através da Educação. Desde a sua fundação em 1946, os educadores que trabalharam com a Organização produziram novos debates, ideias e sugestões relativos à educação dos jovens no sentido da compreensão internacional. Em 1953, a UNESCO lançou o Projecto da Rede de Escolas Associadas (ASPnet, Associated Schools Project Network). Em 2004, a Rede incluía já mais de 7500 instituições de ensino, desde a educação pré-escolar até à formação de professores, em 175 países. As Escolas Associadas comprometem-se a promover os ideais da UNESCO, desenvolvendo e / ou aplicando projectos-piloto destinados a preparar melhor as crianças e os jovens para enfrentarem os desafios de um mundo cada vez mais complexo e interdependente.

Estas escolas não são escolas privilegiadas ou especiais, são parte integrante do sistema educativo nacional e geridas de acordo com esse mesmo sistema. São instituições admitidas pelas autoridades nacionais a participar no sistema do SEA e tornarem-se assim escolas piloto, inspirando outras instituições a empreender projectos similares.

 

Perfil

  • As Escolas do SEA devem prosseguir de uma forma activa o ideário e os princípios estabelecidos no Acto Constitutivo da UNESCO.

  • As Escolas Associadas devem praticar um ensino intercultural. Devem ser democráticas e participativas nas suas estruturas e métodos, envolvendo uma elevada percentagem de professores, estudantes e pais. Deverão igualmente adaptar como critérios o trabalho de equipa, um elevado padrão de qualidade, um ambiente criativo e empreendedor e num sentido ético.

  • As escolas associadas devem constituir uma rede por meio do estabelecimento de elos de comunicação entre si e da organização de encontros. Devem também procurar a colaboração com diferentes parceiros, como por exemplo, entidades oficiais e instituições, ONG, meios de comunicação social, organizações privadas, empresas, etc.

  • As escolas associadas devem concentrar-se no “quarto pilar da educação” tal como definido no relatório Delors: aprender a viver juntos. Devem assentar o seu trabalho no pressuposto de que o conhecimento, a familiarização e a colaboração com outros povos e culturas são enriquecedores e vitais e que uma vida com significado, num mundo futuro pacífico e sustentável só pode ser alcançada com esforços conjuntos.

  • Conscientes da crescente globalização do nosso mundo uno, as Escolas Associadas devem centrar as suas actividades em temas como:

  • o papel das Nações Unidas e a sua acção na resolução dos problemas mundiais;
  • a educação para a paz, os direitos humanos, a democracia e a tolerância;
  • a protecção e preservação do ambiente natural e do Património Mundial;
  • a diversidade cultural do mundo;
  • a resolução não violenta dos conflitos;
  • a solidariedade para com as vítimas da violência e das catástrofes sociais e ecológicas;
  • os media e as novas tecnologias de educação.

As Escolas Associadas devem empreender e desenvolver iniciativas e métodos de ensino inovadores e esforçar-se por dar a conhecer os resultados do seu trabalho, de modo a contribuir para a formação de docentes e o currículo dos alunos. Cada Escola Associada deve desenvolver o seu próprio conceito de participação no SEA e apresentar um relatório de execução anual ao coordenador nacional do SEA.

Site da Comissão Nacional da UNESCO