Jornal "Ábaco" PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito por Administrador
Sábado, 03 Novembro 2007 23:38
abaco

Os alunos do 12.º A, no âmbito da disciplina de Área de Projecto, lançaram o primeiro número do jornal de parede "Ábaco", que apresentará temas relacionados com a Matemática.

Descarregue aqui a versão em PDF ou consulte a página do grupo de matemática.

"O ábaco é um antigo instrumento de cálculo, formado por uma moldura com bastões ou arames paralelos, dispostos no sentido vertical, correspondentes cada um a uma posição digital (unidades, dezenas,...) e nos quais estão os elementos de contagem (fichas, bolas, contas,...) que se podem fazer-se deslizar livremente. Teve origem provavelmente na Mesopotâmia, há mais de 5.500 anos.

Podemos considerá-lo como uma extensão do acto natural de contar pelos dedos.

Ábaco é o nome com que decidimos baptizar o nosso jornal, que terá uma periodicidade mensal, como um tributo à importância que, desde a Antiguidade, este instrumento teve na aprendizagem da Matemática.

No nosso jornal, procuraremos divulgar algumas curiosidades e jogos matemáticos, para principiantes, com o objectivo de estimular o gosto pela Matemática."

LAST_UPDATED2