Matemática 11.º A |
![]() |
Escrito por Vítor Rodrigues |
Sábado, 13 Outubro 2007 00:56 |
Aula de 21/09/2007É aceite actualmente de uma forma universal que os jovens devem ser preparados para viver numa sociedade fortemente matematizada, tecnológica e racional, em que viver significa ser um elemento crítico, actuante e preparado para a mudança. Assim foi proposta uma actividade de modelação matemática, onde foi proposto aos alunos do 11ºA usando conceitos de trigonometria medissem a altura do pavilhão da nossa escola, com a ajuda de um quadrante construído pelos próprios alunos.
Ao considerar que aprender Matemática é aprender a interpretar o que nos rodeia — o mundo físico e social — com um sentido matemático, está a dar-se uma importância fundamental à natureza cultural do saber matemático e isto traz implicações importantes no delineamento de orientações curriculares a implementar no sistema.
É importante desenvolver experiências pedagógicas que permitam perceber melhor a complexidade da actividade de resolução de problemas de aplicação e modelação matemática e aperfeiçoar o conhecimento acerca do seu papel no desenvolvimento do saber matemático. |