Breve Historial da Escola PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

logo

O Colégio da Torre Dona Chama iniciou a sua actividade, na Vila que inspirou o seu nome, ao abrigo da autorização provisória n.º 785, com 122 alunos inscritos no Curso Unificado (distribuídos por 93 no 7º e 29 no 8º ano), no ano lectivo de 1977/78.

Em 1978/79 a escola propunha já inscrições no 9º ano do Curso Unificado e também no Curso Geral nocturno.

Em 1984/85, a propriedade e direcção foram assumidas pelo Dr. Bruno Carvalho que, com o dinamismo que lhe é característico, no ano seguinte enceta a construção das actuais instalações que foram inauguradas pelo Sr. Director Geral do Ensino Particular e Cooperativo, Dr. Emílio Augusto Pires, no dia 24 de Maio de 1986.

No mesmo ano, funciona pela primeira vez, a Educação pré-escolar e o Ensino Secundário, com duas turmas (economia e humanidades). No ano seguinte, alarga-se ao 11º ano e, posteriormente, ao 12º.

Actualmente, somos uma escola que funciona com a autorização definitiva n.º 274 e possui paralelismo pedagógico. A oferta educativa contempla a Educação pré-escolar, o 3º Ciclo, o Ensino Secundário (Curso Ciências sociais e Humanas, Ciências e Tecnologias e Ciências Socio-económicas), Cursos de Educação e Formação (Operador informático – Nível 2, tipos 2 e 3) e Cursos Profissionais (Técnico de Turismo e Técnico de Turismo Ambiental e Rural).

logooldNo ano lectivo 2005/2006 entrou em funcionamento o moderno pavilhão desportivo adaptado à prática das diversas modalidades.

A Escola aderiu em 15 de Outubro de 1997, à Rede de Escolas Associadas da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) procurando concretizar no seu Projecto Educativo o ideário preconizado por aquela instituição.

“Um dos objectivos da UNESCO é a promoção da paz e da cooperação internacional através da Educação. Em 1953, a UNESCO lançou o Projecto da Rede de Escolas Associadas (ASPnet, Associated Schools Project Network). Em 2004, a Rede incluía já mais de 7500 instituições de ensino, desde a educação pré-escolar até à formação de professores, em 175 países. As Escolas Associadas comprometem-se a promover os ideais da UNESCO, desenvolvendo e / ou aplicando projectos-piloto destinados a preparar melhor as crianças e os jovens para enfrentarem os desafios de um mundo cada vez mais complexo e interdependente”.

Dando continuidade a um espírito de adaptação permanente às exigências da sociedade, a escola perspectiva actualmente uma ampliação das suas instalações tendo em fase adiantada a construção de uma residência com vista à criação de um internato, pelo que, por autorização em despacho do Sr. Director Regional Adjunto, adoptou, desde Maio de 2007, a denominação “Colégio da Torre Dona Chama”, substituindo a anterior “Externato Liceal de Torre Dona Chama”.

Ao longo dos seus 30 anos de existência o Colégio de Torre Dona Chama esforçou-se em contribuir para o desenvolvimento da localidade e da região onde se insere. Tendo sempre como ponto de referência as metas definidas no Projecto Educativo, a escola perspectiva a Educação como sendo a pedra basilar da formação humana e social dos jovens.